OuvidoriaGuia Telefônico

Parcerias Internacionais

INSTITUIÇÃO OBJETO VIGÊNCIA
 

 

Universidade de Rovuma

(Moçambique)

Estabelecer e manter conjuntamente projetos, programas e atividades em diferentes áreas de cooperação, visando intercâmbio, programas de investigação, participação em seminários, programas conjuntos de formação e atividades de transferência de conhecimento.

http://www.upnampula.up.ac.mz/#

2021-2026
 

Universidade Aberta de Portugal

(Portugal)

Mútua cooperação para a promoção de atividades conjuntas de ensino, entre a Universidade Estadual do Maranhão (Brasil), através do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET e a Universidade Aberta (Portugal), para a oferta de curso de aperfeiçoamento com dupla certificação em “Formação para a Docência Digital em Rede”, na modalidade a distância, com disponibilização do referido curso na plataforma ESKADA/UEMA

https://portal.uab.pt/investigacao/

2021-2023

Universidade do Porto

(Portugal)

Intercâmbio de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior; intercâmbio de estudantes; elaboração de atividades conjuntas de ensino e pesquisa; participação em seminários, encontros acadêmicos e programas acadêmicos especiais de curta duração; desenvolvimento de atividades de intercâmbio cultural; realização de treinamento, nos níveis de graduação e pós-graduação.

https://sigarra.up.pt/fep/pt/web

2020-2025
 

 

Universidade de Nottingham

(Reino Unido)

 

Intercâmbio de documentação e material de pesquisa; Coordenação através de seus respectivos escritórios em projetos de pesquisa conjuntos ou colaborativos; Intercâmbio de membros da universidade; Intercâmbio de estudantes.

https://www.nottingham.ac.uk/Research/research.aspx

2020-2025
 

 

Universidade de Camerino

(Itália)

Interesse de ambas as partes em intercambiar acadêmicos, pesquisadores, estudantes, informação acadêmica, e materiais na crença que o estabelecimento de tal programa de intercâmbio.

https://www.unicam.it/scuole-di-ateneo

2021-2026
Universidade de Guyane

(Guiana Francesa)

Intercâmbio de estudantes; Intercâmbio de professores, professores-pesquisadores, pesquisadores e funcionários; administrativos, por períodos em conformidade com a regulamentação em vigor em cada; estabelecimento; Desenvolvimento e condução conjunta de programas de atividade e pesquisa, intercâmbio de professores e de pesquisadores no âmbito desses programas; Organização conjunta de cursos, seminários e conferências; Intercâmbio de informações, documentação, publicações e resultados de pesquisas; Desenvolvimento de atividades e intercâmbios virtuais.

https://www.univ-guyane.fr/universite/organisation/composantes-enseignements/ecole-doctorale/

2021-2026

Universidade Beira Interior

(Portugal)

 

Facilitar e desenvolver o intercâmbio de docentes e pesquisadores entre UBI e a UEMA, colaborar em atividades de pesquisa científica, de intercâmbio de estudante, de publicação conjunta e a promoção de eventos científicos.

https://www.ubi.pt/Pagina/Investigadores

2018-2023
 

 

 

Universidade de La Sapienza

(Itália)

 

Programa Erasmus Mundus Action 2, colaboração em mobilidade acadêmica e pesquisa.

https://www.uniroma1.it/it/pagina-strutturale/ricerca-scientifica

2021-2026
 

Universidade Amazônica de Pando

(Bolívia)

 

Mobilidade de discentes de graduação e pós-graduação, mobilidade de docentes, pesquisa e realização de projetos para o desenvolvimento em qualquer âmbito ou cenário de interesse comum para ambas as instituições.

https://www.uap.edu.bo/index.php/launiversidad/resena-historica

2019-2024
 

 

Universidade Nacional de Colômbia

(Colômbia)

 

Áreas de investigação, docência e intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação.

https://programasacademicos.unal.edu.co/buscar

2019-2024

The University of Arizona

(EAU)

 

Intercâmbio de professores e estudantes por curtos períodos e, quando recursos e outras circunstâncias permitirem, visitas por longos períodos; Elaboração de projetos de colaboração de pesquisa, incluindo o desenvolvimento de proposta formais de fundos de cada pesquisa; Receber professores em “sabbatical” e cientistas de pós-doutorado; Implementação de programas de intercâmbio de estudantes com fundos externos para suporte parcial ou total desses intercâmbios de nível de graduação e pós-graduação e possível no futuro.

https://www.arizona.edu/degree-search/

 

2018-2023
 

 

The University of Georgia

(EUA)

 

Intercâmbio entre estudantes e docentes, estudos no exterior, desenvolvimento de pesquisa conjunta, seminários e programas de trabalho.

https://coe.uga.edu/academics/degrees

2018-2023
 

 

Universidade Garífuna

(Hunduras)

 

Intercâmbio de docentes, alunos, quadro técnico de nível superior; abrange graduação e pós-graduação; participação em seminários e encontros acadêmicos e outras atividades. 2018-2023
 

 

Universidade de Lleida

(Espanha)

 

Realizar programas de estudos e pesquisas, para a difusão e o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, e para o intercâmbio de informações e formação universitária.

http://www.doctorat.udl.cat/ca/programes/

2018-2023
 

Grenoble INP

(França)

Intercâmbio e estágio de estudantes a nível de graduação.

https://www.grenoble-inp.fr/en/academics/programmes-1

2018-2023
 

Universidade de James Cook

(Austrália)

 

Programas de estudos de graduação e pós-graduação, pesquisa e formação permanente ou desenvolvimento profissional (docentes, discentes e gestores); Realização de atividades de intercâmbio cultural e científico.

https://www.jcub.edu.au/?s=degree

2018-2023
 

 

Universidade do País Vasco

(Espanha)

 

Intercâmbio de Professores, Pesquisadores e Pessoal Técnico Administrativo.

https://www.ehu.eus/en/web/

2018-2023
 

 

Universidade Nova de Lisboa

(Portugal)

 

Intercâmbio de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior; intercâmbio de estudantes; elaboração de atividades conjuntas de ensino e pesquisa; participação em seminários e encontros acadêmicos; participação em programas acadêmicos especiais de curta duração; desenvolvimento de atividades de intercâmbio cultura.

https://www.unl.pt/investigacao/investigacao-na-nova

2018-2023
 

 

Força Aérea (EUA)

Colaboração científica/tecnológica entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a UEMA com a Air Force Research Laboratory (AFRL), do Departamento de Defesa Norte-Americano – Desenvolvimento científico espacial.

https://www.airforce.com/

2019-2024

Universidade de Santo Tomás

(Chile)

 

As instituições concordam com intercâmbios acadêmicos a serem realizados de forma presencial ou virtual, em várias áreas da educação, pesquisa e extensão.

https://www.usta.edu.co/

2021-2026

Universidade de Montréal

(Canadá)

As atividades desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa; intercâmbio de professores; intercâmbio de estudantes.

https://www.umontreal.ca/

2019-2024
 

 

 

Agência Espacial do Peru

Pesquisa e desenvolvimento de projetos nas áreas de Astrofísica, Sensoriamento Remoto, Instrumentação Científica e Foguetes Sonoros.

https://www.gob.pe/conida

2021-2025
 

Universidade Ilorin

(Nigéria)

Intercâmbios acadêmicos em várias áreas da educação, pesquisa e extensão.

 

http://www.unilorin.edu.ng/

2021-2026
 

Universidade Save (Moçambique)

Manifestam interesse em estabelecer colaboração, cooperação, interação e entendimentos mútuos, enfatizando desenvolver intercâmbio académico e cultural, nas formas de educação e pesquisa 2021-2026