OuvidoriaGuia Telefônico

Diretor do LAQUA ministra palestra em evento virtual de Aquicultura

O diretor do Laboratório de Biopatologia de Organismo Aquáticos – LAQUA (Universidade Estadual do Maranhão) e professor do departamento de Engenharia de Pesca da UEMA, Thales Passos de Andrade, ministrou palestra no evento AqOL – Aquicultura On-line 2.0.

Com o tema, “Pandemia de COVID-19 x Doenças de Camarões Emergentes na Indústria da América Latina e do Brasil”, o Prof. Dr. Thales de Andrade falou sobre os principais desafios dos países produtores, o esforço na publicação de medidas reguladoras, e os principais entraves e desentraves da pandemia no diagnóstico de doenças de camarões.

“Diante de um momento cheio de desafios mas também cheio de oportunidades, eu não poderia deixar de falar sobre o impacto da pandemia de COVID em relação ao diagnóstico de doenças de camarões emergentes na indústria, com foco na América Latina e no Brasil, com referências aos meses de janeiro de 2020 e junho de 2021”, explicou o diretor do LAQUA.

Os dados da palestra foram obtidos por meio das atividades realizadas pelo laboratório, que acumula experiência no setor público e privado nacional e internacional. Lá são desenvolvidas pesquisas em parceria com a Universidade do Arizona, instituição parceira internacional da UEMA desde 2012.  O prof. Thales de Andrade mantém vinculo com a U.Arizona desde 2002, sendo esta a universidade em que obteve os títulos de Mestrado e Doutorado em Biopatologia

Através do LAQUA, já foram realizados treinamentos, diagnósticos, pesquisa, palestras, projetos estratégicos e assessorias., com trabalhos feitos para instituições como: Organização das Nações Unidas para Alimentação, EMBRAPA, Associação Brasileira de Criadores de Camarões, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Grupo Adc hoc de sanidade de crustáceos do MAPA, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão, Comitê de Sanidade Pesqueira e Aquícola do Programa Estadual de Sanidade Pesqueira e Aquícola – PESPAQ, Fundações de Amparo a Pesquisa – FAPEMA e FAPEAD -, diferentes empresas do setor produtivo – fabricantes de rações, produção de pós-larvas, reprodutores, probióticos, prebióticos e imunoestimulantes.

No evento, o professor Thales respondeu perguntas do público ao lado da Profa. Dra. Fabiana Pilarski, da UNESP, também palestrante do evento.

Assista à palestra “Pandemia de COVID-19 x Doenças de Camarões Emergentes na Indústria da América Latina e do Brasil”.

Sobre o Aquicultura On-line 2.0

O AqOL 2.0 é uma iniciativa conjunta do Instituto Federal do Ceará (campi Acaraú, Aracati e Morada Nova), Instituto Federal do Pará (campus Santarém), Instituto Federal do Amazonas (campus Humaitá), Instituto Federal do Maranhão (campus Viana), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal da Grande Dourados.
O evento aconteceu nos dias 8, 9, 10, 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de junho, com transmissão pelo canal do evento no YouTube. A programação envolveu temas como Sanidade Aquícola, Tecnologia do Pescado e Empreendedorismo na Aquicultura.

 

Compartilhar.