Site da UEMA Ouvidoria Guia Telefônico

Diretor do LAQUA realiza palestra magna na XVI Feira Nacional do Camarão / XVI Simpósio Internacional de Carcinicultura

O diretor do Laboratório de Diagnósticos de Enfermidades de Crustáceos – LAQUA (Universidade Estadual do Maranhão/Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) e professor do departamento de Engenharia de Pesca, Thales Passos de Andrade participou da programação do XVI Simpósio Internacional de Carcinicultura, que fez parte da XVI Feira Nacional do Camarão (FENACAN), realizados entre os dias 12 e 15 de novembro, Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte.

A palestra magna realizada pelo diretor do LAQUA teve como tema “Patógenos Emergentes na Indústria do Camarão Marinho Cultivado na América Latina”, que fora projeto desenvolvido em conjunto com os professores Arun K. Dhar e Luis Fernando Aranguren Caro, ambos do Laboratório de Patologia na Aquicultura (LPA), da Escola de Ciência Comparativa Animal e Biomédica, da Universidade do Arizona. O público foi composto por gestores do setor público federal, produtores, empresas correlatas e acadêmicos.

De acordo com prof. Thales de Andrade, a cooperação entre LAQUA/UEMA e LPA/UA, desde 2012, originou outras ações, “por exemplo, ministramos curso e palestra no Panamá, na China, nos EUA, na Tailândia,  bem como em grandes eventos do setor, como a FENACAN, a Sociedade Brasileira de Virologia, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura  (ONU/FAO), além de cursos ministrados no Brasil, relatórios técnicos, assessoria cientifica na transferência de tecnologia de diagnóstico de Taiwan, padronização de procedimento ou implantação de laboratórios (ABCC, Embrapa, UFPE, IFCE etc),  assessoria ao governo federal e estadual, além de formação de mão de obra, etc.”.

Prof. Thales Passos de Andrade com Itamar de Paiva Rocha, presidente da FENACAM e Cristiano Maia, presidente da Assiciação Brasileira de Criadores de Camarões

A programação da FENACAM’19 teve inicio com a solenidade de abertura na terça-feira (12/11) às 19h, se estendendo até sexta-feira (15/11), com os eventos XVI Simpósio Internacional de Carcinicultura, XIII Simpósio Internacional de Aquicultura, XVI Festival Gastronômico de Frutos do Mar, XVI Sessões Técnicas e Científicas -Aquicultura e Carcinicultura e XVI Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura.

FENACAN

A FENACAM está em sua 16ª edição, consolidada como principal acontecimento técnico-científico e empresarial da aquicultura e da carcinicultura brasileira e latino americana.

A programação da FENACAM’19 atende às expectativas e interesses da cadeia produtiva da carcinicultura marinha e da aquicultura brasileiras, proporcionando completa interação entre carcinicultores, aquicultores, palestrantes, congressistas e expositores.

Foram programadas palestras de renomados profissionais nacionais e internacionais, proporcionando informações técnicas e científicas, bem como oportunidades de negócios.

Por Raysa Guimarães

Compartilhar.