Agências e Programas

Agências e Programas de Bolsas para Estudos e/ou Colaboração de Pesquisa no Estrangeiro

Jan-Ago, 2015

  • Programa Ciências Sem fronteiras– CsF

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto visa promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

No Programa Ciência sem Fronteiras, as áreas contempladas são:

  • Engenharias e demais áreas tecnológicas;
  • Ciências Exatas e da Terra; Biologia,
  • Ciências Biomédicas e da Saúde;
  • Computação e Tecnologias da Informação;
  • Tecnologia Aeroespacial;
  • Fármacos;
  • Produção Agrícola Sustentável;
  • Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
  • Energias Renováveis; Tecnologia Mineral;
  • Biotecnologia;
  • Nanotecnologia e Novos Materiais;
  • Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
  • Biodiversidade e Bioprospecção;
  • Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
  • Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
  • Formação de Tecnólogos.

Os calendários de inscrições nas modalidade de graduação, doutorado sanduíche , doutorado pleno e pós-doutorado e as instruções podem ser acessados nos links abaixo:

www.cienciasemfronteiras.gov.br/

Fluxo continuo para Pós-doutorado (consulte também as chamadas especificas para o Canadá, Reino Unido, EUA, Suécia e Franca).

  • Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Para complementar os esforços dos cursos de pós-graduação no Brasil, a CAPES concede bolsas de estudo no exterior de Doutorado, Doutorado sanduíche, Pesquisa Pós-doutoral, Estágio Sênior e eventos no exterior, alimentando assim os meios acadêmicos e de pesquisa do país com recursos humanos de alto nível.

Confira os novos Editais e respectivos Calendários: www.capes.gov.br

Acesse também as chamadas especificas de programas de vários países:

www.capes.gov.br/cooperacao-internacional

Dica 1: Rolar a pagina até o final e clicar na bandeira do pais desejado.

Dica 2: na  coluna do lado direito, clicar no programa escolhido, observar o cronograma de inscrição (muitos são de fluxo contínuo).

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Para o exterior, as bolsas de Graduação sanduíche, Doutorado pleno, Doutorado sanduíche, Pós-doutorado, Treinamento Sênior, etc., oferecidas são destinadas à formação de estudantes e ao aprimoramento de pesquisadores em instituições estrangeiras conceituadas.

Confira os novos Editais e respectivos Calendários: www.cnpq.br

  • Comissão Fulbright

O Programa Fulbright oferece bolsas de estudos para brasileiros e norte-americanos estudantes de graduação, de pós-graduação, pós-doutorado, professores, pesquisadores e profissionais em todas as áreas do conhecimento.

Confira as chamadas: fulbright.org.br

  • Ministério da Relações Exteriores do Brasil

Divulga oportunidades de bolsas de cursos oferecidos por organismos internacionais e governos estrangeiros (ex: China, Chile, Coréia do Sul, Alemanha, Japão, Malásia, Macedônia). As modalidades variam desde cursos profissionalizantes, de especialização, a programas de graduação, mestrado e doutorado. A disponibilidade de bolsas também varia entre as diferentes ofertas.

Verifique as chamadaswww.dce.mre.gov.br

Outras oportunidades de experiência no exterior

Consulte o link “oportunidades de trabalho em Organismos Internacionais” do Ministério da Relações Exteriores do Brasil para conhecer os procedimentos de inscrição:

www.itamaraty.gov.br

  • Ministério das Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá e outras agências do governo canadense

Outras bolsas de estudos e fundos de pesquisa para estrangeiros.

Confira as chamadas: www.scholarships-bourses.gc.ca/

  • Erasmus Plus

Novo programa da União Europeia que objetiva ações nos campos da educação, formação, juventude e desporto para 2014-2020. Este programa substitui sete programas anteriores da UE (Lifelong, The Youth, Erasmus Mundus, Tempus, Alfa, Edulink e new action sport). Este programa oferece várias oportunidades de estudo e colaboração de pesquisa no estrangeiro para discentes e docentes do ensino superior.

ec.europa.eu

Acesso ao guia de inscrição ao programa: ec.europa.eu

  • EURAXESS

Este é uma ferramenta de auxilio da comissão europeia para pesquisadores europeus e pesquisadores não europeus desejando colaborar ou trabalhar em pesquisa na Europa. EURAXESS Links conecta quarto países asiáticos (i.e. Indonésia, Malásia, Singapura e Tailândia), Brasil, China, Índia, Japão e América do Norte. Neste sitio será possível encontrar diferentes oportunidades de bolsas de doutorado, pós-doutorado etc. e colaboração em pesquisas.

Verifique as chamadas (hot!)

euraxess.ec.europa.eu/

facebook.com/EuraxessBrasil

  • DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

Desde a fundação, em 1972, o DAAD coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros, divulga as instituições de ensino superior alemãs, promove feiras de estudantes e congressos científicos, além de realizar palestras e seminários sobre o tema “Estudar na Alemanha”.

Verifique as chamadas

www.daad.org.br

Veja também Alexander von Humboldt-Stiftung/Foundation em www.humboldt-foundation.de

  • CALDO Consortium

O Consorcio CALDO, em parceria com programas de bolsas para América Latina promove suporte para estudantes interessados em estudar nas principais universidades de pesquisas canadenses.

Verifique as chamadas

www.caldo.ca

  • Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)

A AULP tem o objetivo de promover a colaboração multilateral entre as universidades dos países de língua portuguesa. Entre seus principais desafios, estão a dinamização da rede de universidades de língua portuguesa de forma a valorizar as diversas culturas, aproximar as dinâmicas científicas, multiplicar os intercâmbios nos domínios do ensino e da investigação científica, consolidar as parcerias estratégicas e ampliar o papel da língua portuguesa como animador qualificado desta comunidade.[a cadastrar IES]

 aulp.org

  • Bolsas Santander

O Banco Santander, através da Santander Universidades, trabalha para fomentar a mobilidade internacional de estudantes e professores, facilitar o acesso à universidade a estudantes economicamente desfavorecidos e promover a investigação e formação especializada através de bolsas em colaboração com universidades de todo o mundo. Esse Programa inclui iniciativas como Programas TOP (USA, China, Espanã, UK e Brasil), Bolsas Luso-Brasileiras, Bolsas Ibero-Americanas, Bolsas Fórmula Santander e de ensino de espanhol na Universidad de La Rioja.

Confira os novos Editais e respectivos Calendários

www.becas-santander.com

  •  Chevening Scholarships (CS) [Bolsas de estudos Chevenning]

CS é um programa de bolsas de estudos internacionais oferecidas pelo Governo do Reino Unido fundadas pelo Foreign & Commonwealth Office (FCO)e organizações parceiras. O programa viabiliza bolsas para estudantes com destacado potencial de liderança, residentes em todo mundo, para estudar em cursos de pós-graduação em universidades do Reino Unido.

www.chevening.org

cscuk.dfid.gov.uk

  • A Asociación de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM)

AUGM é uma rede de universidades públicas da região sul da América Latina com o objetivo de integração e cooperação acadêmica entre as instituições.

As atividades acadêmicas estão organizadas em Núcleos Disciplinários (ND), Comitês Acadêmicos (CA) e Cátedras UNESCO (CU). A rede promove ainda os Programas Escala Estudantil e Escala Docente e as Jornadas de Investigadores Jovens.

grupomontevideo.org

  • MARCA Mercosul (MM)

MM é um programa de mobilidade acadêmica regional para cursos reconhecidos pelo sistema de acreditação das universidades localizadas no Mercosul e estados associados.[a cadastrar IES]

edu.mercosur.int

  • Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA

A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pelo programa “Treinamento no Japão”. Este programa patrocina o recebimento, na condição de “bolsistas”, de técnicos de países em desenvolvimento que serão os pilares da construção do seu país, a aquisição de técnicas e conhecimentos e a criação de sistemas, etc.

Atualmente em toda a JICA são recebidas anualmente cerca de 8.000 técnicos oriundos de países em desenvolvimento de todo o mundo, sendo as áreas bastante diversificadas como planejamento de desenvolvimento, administração pública, empreendimentos públicos, transporte, infraestrutura social, comunicação e informação, agricultura, pecuária, floresta, pesca, mineração, comércio, turismo, capacitação, saneamento, seguridade social, etc.

www.jica.go.jp

Existe outro programa voltado para descendentes de japoneses da América Latina (bolsas de mestrado e de doutorado para áreas especificas).

www.jica.go.jp/brazil

  • MEXT

O Governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece seis diferentes modalidades de bolsas de estudo para estrangeiros em universidades japonesas (graduação, pós-graduação, cursos de extensão e de língua e cultura japonesa). No Brasil, os processos seletivos para as bolsas MEXT vêm sendo realizados pelas representações diplomáticas japonesas (Embaixada, Consulados e Escritórios Consulares), desde 1956. O Consulado Geral do Japão em São Paulo realiza o processo seletivo para os residentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e nas cidades do Triângulo Mineiro.

www.sp.br.emb-japan.go.jp

Para cada modalidade de bolsa há um processo seletivo distinto.

www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt

  • Fundação Ford/Ford Foundation

Oportunidades de bolsas de estudo e financiamento à pesquisas.

Verifique as chamadas

www.fordfoundation.org

  • Fundação Lemann

A Fundação Lemann oferece diversas bolsas de estudos em universidades de excelência no exterior, especialmente para alunos e pesquisadores que tenham o Brasil como foco de seu trabalho acadêmico.

fundacaolemann.org.br

  • Graduate Woman in Science – GWIS

O Programa Nacional de Bolsas de Estudo da GWIS oferece bolsas de estudo para ajudar a aumentar o conhecimento nas ciências naturais e encorajar carreiras de pesquisa nas ciências por mulheres. Os fundos de dotação, em sua maioria gerados por legados, fornecem a renda anual que apoia a pesquisa científica feita pelos vencedores do prêmio GWIS. Para o ciclo de financiamento de 2016-2017, distribuímos aproximadamente US $ 48.000 em fundos de bolsas para seis cientistas mulheres merecedoras.

www.gwis.org

  • American Association of University Woman – AAUW

Bolsas Internacionais são concedidas para estudos em tempo integral ou pesquisas nos Estados Unidos para mulheres que não sejam cidadãs dos EUA ou residentes permanentes. Ambos os estudos de graduação e pós-graduação em instituições americanas credenciadas são apoiados.

www.aauw.org

  • ONASSIS Foundation

Em 1995, a Fundação estabeleceu um programa anual de subsídios e bolsas para pesquisa, estudo e empreendimento artístico na Grécia. O programa educacional destina-se exclusivamente a não-gregos: membros de academias nacionais, professores universitários de todos os níveis, detentores de doutorado, pesquisadores de pós-doutorado e doutorandos. Excepcionalmente, o programa pode aceitar gregos da diáspora, gregos de segunda geração e gregos que residam permanentemente no exterior e estejam estudando ou tenham sido empregados em universidades estrangeiras por mais de 10 ou 15 anos, dependendo o tipo de bolsa de estudos.

O programa também inclui cidadãos cipriotas, que estudaram e residem fora da Grécia, e são membros de Academias Nacionais, professores universitários de todos os níveis – detentores de doutorados e pesquisadores de pós-doutorado – bem como artistas ilustres.

Verifique as chamadas (ultima finalizou em janeiro 2015)

www.onassis.gr