ARI participa do I Encontro do PROCAD Amazônia

A Assessoria para Relações Internacionais (ARI) participou, no dia 12 de março, da mesa redonda do I Encontro do Projeto PROCAD Amazônia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente da Universidade Estadual do Maranhão (PPGAA/UEMA), no auditório do UEMANET. O evento aconteceu até o dia 14 de março.

O projeto PROCAD Amazônia é firmado entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Na ocasião, o professor Amadeu Soares, da Universidade de Aveiro, localizada na região central de Portugal, realizou a palestra “Mobilidade Internacional na Pós-Graduação: uma oportunidade e um desafio” em que foram discutidas as possibilidades de intercâmbio entre as instituições UEMA, UENF, UFT e a Universidade de Aveiro.

Em seguida, o Assessor para Relações Internacionais, Thales Passos de Andrade, além de tirar dúvidas dos professores e alunos, comentou sobre todas as informações e ações presentes no site da Assessoria, situou os alunos dentro do universo de possibilidades de intercâmbio acadêmico, além de incentivá-los ao compromisso com seus desejos de internacionalização, utilizando, para isso, das ferramentas disponibilizadas pela ARI.

De acordo com o coordenador do evento professor Fábio Figueiredo, do departamento de Zootecnia e do PPGAA, “a participação da ARI foi muito importante para mostrar ao professor Amadeu e aos demais presentes as iniciativas da UEMA ligadas à temática da internacionalização, os convênios já firmados, as possibilidades concretas e as que estão sendo traçadas para serem aplicadas em um futuro próximo”, relatou. Já para os  alunos da UEMA, foram mostradas as iniciativas de capacitação com a língua inglesa e consequentemente o treinamento para o TOEFL ITP.

Ademais, a ARI se reuniu com o  professor Amadeu Soares para dialogar sobre um possível acordo de cooperação internacional entre ambas as universidades.

Texto: Liana Pavão e Raysa Guimarães 

Fotos: Liana Pavão

Compartilhar.