Até 31.01.19: Dai 2019: Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Inglês nos EUA

A Comissão Fulbright Brasil em conjunto com as Secretarias Estaduais de Educação seleciona professores de inglês da rede pública de ensino para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI). Esta é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece oportunidade para que professores do ensino médio da rede pública participem em um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos com todas as despesas pagas.

O Programa para professores de inglês nos EUA (DAI 2019 – 2020) terá duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação. O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2020 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes no DAI possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas junto à Secretaria Estadual de Educação dos Estados.

Confira o edital aqui.

Requisitos para a candidatura

  • – Ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio;
  • – Ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal;
  • – Dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular;
  • – Possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2008;
  • –  Ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês;
  • – Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;
  • – Ter proficiência em inglês ;
  • – Ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana;
  • – Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) não são elegíveis para o Fulbright DAI

Seleção do Programa de Aperfeiçoamento para Professores Inglês nos EUA

A candidatura deve ser feita via da Secretaria Estadual de Educação dos Estados participantes. Cada secretaria participante poderá indicar até quatro professores de seu Estado para a seleção nacional, que será conduzida pela Comissão Fulbright Brasil.

Na etapa de seleção Estadual, conduzida localmente, a avaliação é feita pela secretaria com base no formulário específico de inscrição preenchido, assinado e carimbado pela escola do candidato; e no currículo resumido. A documentação deve ser submetida em inglês. O prazo de inscrição varia em cada estado. Então, antes de mais nada, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo e-mail (lista abaixo) para se informar sobre o prazo correto no seu Estado.

As Secretarias vão encaminhar até 25 de fevereiro as candidaturas selecionadas com os documentos necessários para a Comissão Fulbright Brasil. Todas as candidaturas encaminhadas pelas Secretarias de Educação participantes serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright, Embaixada dos EUA e CONSED. Deste grupo de candidatos, serão selecionados até 30 professores que farão o teste de proficiência de inglês TOEFL iBT gratuitamente.

Benefícios do programa DAI

  • – Visto de intercâmbio J-1;
  • – Despesas de viagem para participar de seminário de orientação pré-partida no Brasil ;
  • – Passagens de ida e volta para os Estados Unidos;
  • – Encontro para orientação na chegada aos EUA em Washington, DC;
  • – Custos e taxas para a participação no programa;
  • – Hospedagem (residência universitária compartilhada com outros participantes);
  • – Seguro-saúde;
  • – Ajuda de custo para alimentação, aquisição de um laptop para a realização das atividades acadêmicas; de livros e outros materiais educacionais;
  • – Seminário de encerramento em Washington, D.C.; e
  • – Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.

Objetivos Programa de Aperfeiçoamento para Professores Inglês nos EUA:

  • – Fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação;
  • – Promover entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre os Estados Unidos;
  • – Desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo;
  • – Contribuir para a melhoria do ensino nos países dos participantes transformando seus professores em líderes/multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.

Veja os Estados participantes do DAI 2019-2020:

Clique no nome do Estado para entrar em contato com o comitê de seleção da Secretaria Estadual de Educação para obter mais informações sobre o programa Programa de Aperfeiçoamento para Professores Inglês nos EUA.

Acre; Ceará; Goiás; Pará; Sergipe; Rio Grande do Norte

Porque meu Estado não está na lista?

Sem a parceria das Secretarias Estaduais de Educação, na primeira etapa de seleção, o programa não é viável. Caso seu Estado não esteja na lista dos participantes, entre em contato com a Secretaria de Educação da sua região e manifeste seu interesse. As Secretarias de Educação interessadas deverão enviar, até 31 de janeiro mensagem para o CONSED, com cópia para fulbrightdai@fulbright.org.br confirmando a adesão ao programa e indicando o coordenador do programa Fulbright DAI na Secretaria, com nome, cargo, e-mail e telefone de contato.

Dúvidas sobre o programa e a inscrição devem ser enviadas diretamente para o coordenador do programa em seu Estado.

Fonte: Fulbright Brasil

Compartilhar.